UFPA 2012: saiba mais sobre o curso de Telecomunicações

Engenharia de Telecomunicações, ligado à Faculdade de Engenharia da Computação, é o novo curso de graduação ofertado pela Universidade Federal do Pará já no Processo Seletivo de 2012. A criação do curso foi aprovada no último dia 6 de setembro, na reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA. A graduação funcionará em regime extensivo e integral, e a primeira turma já está prevista para o início do ano que vem.

De acordo com o professor do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA, João Crisóstomo, a criação do curso representa um anseio da região, o qual será realizado pela Universidade. “Especificamente em Engenharia de Telecomunicações, sabemos que essa área, juntamente com a computação, é fortemente demandada e impulsionadora das chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apontada como uma das mais importantes áreas de conhecimento para este século.”

Segundo o professor, o novo curso assume um papel ainda mais importante na região amazônica, por causa dos problemas de comunicação aqui encontrados. “Focando ainda mais na nossa região, sabemos que os gargalos de comunicação são um dos maiores entraves para a integração e o desenvolvimento da Amazônia. O curso de Engenharia de Telecomunicações busca suprir uma lacuna para formação de engenheiros pela UFPA, com perfil para atendimento a essas demandas regionais”, complementa.

Turmas no primeiro e segundo semestres – Para suprir a demanda do Norte, a qual vai desde tecnologias para a segurança até a saúde e a educação, o novo curso irá ofertar 40 vagas. Dessas, 20 serão para entrada de calouro logo no primeiro semestre de 2012, já os outros 20 aprovados irão iniciar o seu curso no segundo semestre. A graduação terá uma duração aproximada de cinco anos, com aulas das 7h30 às 20h, no ITEC.

Quanto à atuação dos novos profissionais, o professor João Crisóstomo afirma que, no Brasil, a área é vasta e, na região amazônica, não é diferente. “O engenheiro de Telecomunicações atua tanto em empresas de grande porte, projeto, desenvolvimento, customização, implantação, manutenção, supervisão e operação de equipamentos, sistemas e subsistemas de telecomunicações, quanto em empresas de pequeno porte, para atendimento de demandas customizadas. Ele poderá trabalhar em uma fábrica de equipamentos de comunicação ou, ainda, em determinada empresa ou cliente que utilize sistemas de comunicação, por exemplo.”

Interdisciplinaridade –Telecomunicações é uma das grandes áreas da Engenharia Elétrica, juntamente com sistemas de energia elétrica, e da Computação. De acordo com o professor João Crisóstomo, a criação do novo curso irá contribuir para a formação de profissionais das três áreas, uma vez que o ITEC poderá aumentar o seu espectro de disciplinas optativas ofertadas, por exemplo.

A afinidade das três áreas irá possibilitar, também, que os estudantes tenham aulas juntos. “Evidente que isso gera uma nova demanda por salas com maiores espaços, adequação e aumento de bancadas para experimentos, além, claro, de docentes para atuação específica nas ênfases propostas”, explica o professor João Crisóstomo.

A contratação de novos professores iria suprir demandas também da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica oferecida pelo ITEC, que já forma mestres e doutores especializados em Telecomunicações. “Existe uma forte demanda para formação de doutores para atuação na nossa região, papel que o PPGEE já vem cumprindo, mas que precisa aumentar. Portanto, a demanda para contratação de novos docentes para o curso de Engenharia de Telecomunicações irá atender não somente o novo curso, mas também todo um sistema de formação na região” finaliza.

Texto: Ascom UFPA

Leia também:

Fonte: http://www.vestibularnopara.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s