UFPA 2012: inscrições começam nesta quarta-feira (14)

Começam nesta quarta-feira (14) as inscrições para o Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os candidatos poderão se inscrever através do link que estará disponível da página do Centro de Processos Seletivos – CEPS (www.ceps.ufpa.br). Os pedidos de isenção podem ser feitos de 14 a 19 de setembro. Durante a Feira do Vestibular, que também inicia amanhã, os candidatos terão computadores a disposição para se inscrever e imprimir boleto.

»CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE O PS UFPA 2012

» VEJA A PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DO VESTIBULAR

Durante coletiva a imprensa, realizada nesta terça-feira (13), foram anunciados os detalhes do vestibular deste ano. A pró-Reitora de Ensino de Graduação da UFPA, Marlene Freitas, ressaltou que no PS 2012 a instituição continuará usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira fase.

Ela avalia que a utilização do Enem, desde o ano passado, tem dado mais agilidade ao vestibular. Se no cronograma do MEC as notas do exame deste ano forem repassadas antes do fim do ano a ideia é antecipar o resultado. “Se for assim, o listão poderá sair já no mês de dezembro”, estima a pró-reitora. Ela explicou que após o envio das notas do Enem 2011, a UFPA levará de 15 a 20 dias para cruzar as informações.

Mesmo com a utilização da matriz do Enem o objetivo da UFPA até o momento é manter uma prova própria, com especificidades regionais. Marlene Freitas destacou que foi cogitado, por exemplo, a exclusão das línguas estrangeiras para que houvesse maior identificação com o modelo do Enem. Porém, foram mantidas as cinco opções de idiomas. Outra diferença em relação ao Enem é a possibilidade, na prova da UFPA, de zerar até duas disciplinas.

Notas padronizadas

A utilização da nota padronizada é uma das mudanças para dar mais celeridade. No PS 2012 a UFPA passará a usar a nota padronizada pelo próprio Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que usa a Teoria de Respostas ao Item (TRI).

Como as metodologias eram diferentes o candidato via diferenças na nota do Enem. “Agora, a mesma nota que o estudante vê no site do Inep será a mesma da UFPA”, explicou a diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA, Marilúcia Oliveira.

Data da prova

A pró-reitora Marlene Freitas comentou também o fato da prova da UFPA coincidir com a da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no dia 4 de dezembro. “Não creio que isso trará algum transtorno para os candidatos”, disse a pró-reitora, reforçando que a prova da UFPA será realizada das 14h às 18h, mesmo horário em que são realizadas as edições do Enem.

Segundo ela o universo de alunos comuns entre as duas instituições é muito pequeno. No entanto ela afirmou que a UFPA ficará atenta à possibilidade de adiar o horário de começo das provas, dependendo das circunstâncias.

Orientações aos candidatos

A diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA, Marilúcia Oliveira, falou da importância de os candidatos ficarem atentos às datas importantes do processo seletivos e às regras do edital.

Entre outros detalhes ela destaca a questão dos candidatos cotistas. Aqueles que forem concorrer a vagas destinadas a estudantes de escola pública deverão comprovar que cursaram todas as séries do ensino médio nessa condição. “Certificados do Enem e Desu comprovam que o estudante concluiu o ensino médio, mas não garantem a condição de cotista”, ressalta a diretora.

Já os candidatos com algum tipo de deficiência poderão solicitar atendimento especial no dia da prova. Além disso, poderão concorrer ou não na condição de cotista, desde que declarem isso no momento da inscrição.

Leia também:

Fonte: http://www.vestibularnopara.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s